Tiger é um projeto da categoria LightWeight (até 27,2 Kg), uma das mais disputadas dentre as categorias de combate e, atualmente, na qual disputam os maiores e mais pesados robôs.

Tiger é um robô cuja arma principal é um tambor rotativo de eixo estático. Esse sistema de ataque é um cilindro rotativo em forma de caracol de Aço 4340 com 9kg de massa. Não só é a maior arma da categoria Lightweight mas também é um desafio técnico para sua fabricação. O formato em caracol é dividido em 4 segmentos, com uma série de alívios de massa que controlam seu centro de massa e encaixes que permitem sua fixação.

Com o estímulo do Instituto de Pesquisas Eldorado, os motores Brushless estão sendo estudados para serem implementados no projeto. Motores Brushless são relativamente novos e funcionam sem escovas, o que dificulta a leitura de sua rotação assim como o controle do motor. Os motores utilizados no acionamento da arma também serão utilizados na locomoção do robô, sendo necessário um maior controle sobre a rotação. Por fim, dentre as vantagens da utilização do Brushless estão maior leveza em relação à outros motores e maior potência em relação a motores escovados.

 

.

Tiger0