Com seu módulo confeccionado inteiramente em Alumínio aeronáutico (Al 7075 T6), possuia uma incrível relação "resistência mecânica X peso", muito importante na categoria featherweight. Seu sistema de locomoção contava com dois motores Dewalt new-style, acoplados em caixas de redução confeccionadas especialmente para tais motores, na relação 1:12.

Com rodas Colson performa, e uma rampa feita em aço inoxidável com bom ângulo de ataque - em torno de 30 graus - correspondia às expectativas e cumpria o esperado de um robô do tipo rampa: confiabilidade em combate, alta resistência e resiliência a impactos; eficiência contra oponentes de arma ativa além de um bom torque, sendo capaz de arrastar adversários até mais pesados e arremessá-los na arena.

 

            "O segundo gladiador emerge bravamente da luta, mortalmente ferido. Diversos cuidados foram necessários, mas ele sobreviveu, com várias cicatrizes e algumas partes modificadas [...]" - Rodolfo Marchiori, Winter Challenge 2012.

A segunda versão da armadura do robô, feita de alumínio 7075 T6, mostrou-se bem mais eficaz do que a primeira por diversos motivos, dentre eles, possui rebaixos em todas a chapas da armadura pensadas para distribuir a energia do impacto o máximo possível. Outra modificação importante dessa versão diz respeito ao espaço interno do robô, reorganizado de modo a deslocar os motores e caixas de redução para parte de trás do robô, deixando as rodas mais distantes da parte mais exposta (rampa) a fim de evitar ser imobilizado nos cantos da arena durante os combates. Outra grande vantagem dessa mudança foi que, com uma distância maior da ponta da rampa, o centro de gravidade do robô exercia um momento maior em relação às rodas diminuindo as chances de o robô “empinar”.

 

Em sua terceira versão, manteve o mesmo aspecto de robô com rampa de ataque (Wedge) porém, com a melhoria dos aspectos negativos de suas duas versões anteriores, tornando possível o 5º lugar no Summer Challenge 2ª Edição, mantendo a integridade física mesmo tendo lutado contra robôs agressivos de armas ativas.

A Terceira versão da armadura, não possui grandes mudanças em relação a segunda armadura. Também fabricada em alumínio 7075 T6, as principais diferenças são um rebaixo para a substituição da bateria, um rebaixo na tampa para melhorar a distribuição do impacto  e um rasgo quadrado de 30mm x 30mm para aumentar o sinal do controle.

 

Spartacus, projetado para a competição do Winter Challenge 7ª edição, surgiu de um projeto com pouca verba, sendo um desafio para a equipe. Competindo na categoria Featherweight (até 13,6 Kg), é um robô do tipo rampa de três apoios, possui dois motores independentes com locomoção do tipo tanque. No Winter Challenge IX, em 2013, Spartacus conquistou o primeiro lugar, sendo campeão invicto.