Na 9ª Edição do Winter Challenge, ocorrida no Instituto Mauá de Tecnologia, a Equipe Phoenix de Robótica representou a Unicamp e competiu em cinco categorias: Combate Featherweight (até 13,6kg), Combate Beetleweight (até 1,36kg), Sumô LEGO (até 1kg), Sumô Radiocontrolado (até 3kg) e Seguidor de Linha Pro. Os robôs inscritos nessas categorias foram o Spartacus, o Pizzaiolo, o Zeferino, o Poligno e o ARMstrong, respectivamente.

A classificação da equipe foi:

Categoria Robô Colocação
Beetleweight - 3lb (1,36kg) Pizzaiolo 10° de 20 robôs
Featherweight - 30lb (13,6kg) Spartacus 1° de 13 robôs
Sumô LEGO - 1kg (Auto) Zeferino 13° de 24 robôs
Sumô - 3kg (R/C) Poligno 7° de 20 robôs
Seguidor de Linha Pro ARMstrong 9º de 14 robôs

 

O robô Spartacus conquistou, invicto, a primeira posição, mesmo com problemas na bateria que diminuíram sua performance. Porém a grande eficácia de suas duas rampas garantiu que saísse praticamente intacto das batalhas que participou, garantindo o ouro na categoria. O Pizzaiolo, primeiro projeto da Equipe na categoria Beetleweight, construído em apenas seis meses, teve graves problemas na eletrônica e foi derrotado nas duas lutas que participou. Mesmo assim, conquistou 10º lugar entre 20 robôs.

WC 2013 WC 2013
 

O Zeferino passou por algumas modificações na estrutura em relação à competição passada. Nas duas lutas que participou, empatou e o critério de desempate foi o peso, o que provocou sua derrota, ficando em 13º lugar de 24 robôs. A equipe pretende aprimorar o projeto para a próxima competição. O Poligno manteve a mesma classificação do Winter Challenge. Não houve mudanças em seu projeto atual, conquistando a sétima posição. A equipe pretende entrar com um novo sumô radio controlado nas competições futuras.

WC 2013 WC 2013

 

O Seguidor de Linha ARMstrong conseguiu completar o circuito em menor tempo em relação à competição passada, com programação e mecânica melhoradas. Ocupou a nona posição de 14 robôs. Para a próxima competição, além das melhorias nos projetos já citados, a equipe pretende competir na categoria Hockey, visto que os robôs já estão praticamente finalizados. Além disso, o robô Middleweight também está em desenvolvimento.

Winter Challenge 2013 Winter Challenge 2013

 

Nossa equipe se destacou nessa competição graças ao apoio das faculdades, dos patrocínios e dos seus integrantes. Como em toda competição, outras equipes e a arquibancada simpatizaram com a Phoenix, ganhando maior atenção durante esse evento. Vale ressaltar também a primeira colocação na categoria Featherweight, inédita para a equipe.