No seio de uma universidade referência em pesquisa, nasce no ano 2000 a “Equipe Marthe da Unicamp”. Após uma grande reestruturação, a equipe passou ainda por mais duas alterações em seu nome: em 2005 - “Equipe Phoenix de Desafio de Robôs” – e em 2013, consolidando-se como “Equipe Phoenix de Robótica da Unicamp”. Fazendo jus à universidade a qual pertence, a equipe tem como objetivo principal a inovação tecnológica através do desenvolvimento de tecnologia própria por meio de projetos para competições de robótica.

            A princípio, a Equipe era composta em essência por alunos da Engenharia de Controle e Automação e competia apenas nas categorias de combate em eventos de robótica. Progressivamente, nossas atividades foram atraindo alunos das Engenharias Mecânica, Elétrica e Computação. Hoje, a Phoenix conta com alunos de cursos mais variados e participa de muito mais modalidades competitivas, com sete projetos ativos. Como a equipe é formada (principalmente) por alunos de graduação, o período que cada membro permanece ativo é curto. Por conta disso, as feições da equipe estão em constante mudança.

            A Equipe visa a compartilhamento de conhecimentos técnicos e o aprendizado mútuo entre os membros através dos desafios de cada projeto.  Além disso, inovação e desenvolvimento tecnológico compõem nossos aspectos mais marcantes.

Referência nacional em competições de robótica e com caráter explícito de desenvolver tecnologias próprias para nossos robôs, enfrentamos dia a dia os desafios de praticar engenharia. 

WCXII  1 Equipe02